' EXPERIENCIA DO ESPAÇO NA FISICA CONTEMPORANEA, A - GASTON BACHELARD

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja IFUSP : (11) 3815 8688
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3459 4323 OU 3459 4324 ou 3459 4326
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

EXPERIENCIA DO ESPAÇO NA FISICA CONTEMPORANEA, A
GASTON BACHELARD
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Idioma Português
Número de páginas 88
Edição 1ª EDIÇÃO - 2010
ISBN 9788585910277
EAN 9788578660277
Sumário - Capítulo 1. Realismo e localização; Capítulo 2. O princípio de incerteza de Heisenberg e a localização microfísica; Capítulo 3. O princípio de Heisenberg e a forma atribuível aos corpúsculos; Capítulo 4. Os operadores matemáticos; Capítulo 5. O papel dos espaços abstratos na física contemporânea.

Depois de A formação do espírito científico, Ensaio sobre o conhecimento aproximado, Estudos e O pluralismo coerente da química moderna, a Contraponto prossegue, com A experiência do espaço na física contemporânea, a publicação das obras científicas de Gaston Bachelard que ainda não estavam disponíveis em língua portuguesa. Todos os textos têm em comum o rigor analítico, a inteligência e o belíssimo estilo do mestre.
É do impacto das doutrinas quânticas sobre os conceitos de espaço que Bachelard trata aqui: Foi uma surpresa, nos primeiros tempos da era de Bohr, quando foi preciso interditar grandezas consideradas como possíveis à primeira vista. O espaço não era indiferença ao movimento! Não era uma forma pura, pronta para todos os preenchimentos! A física geométrica tradicional partia de um esquema ilusório.
Tal descoberta teve tremendo impacto sobre o ato de conhecer. O caráter descontínuo da física quântica elimina a localização segura do objeto em uma região especificada do espaço, conferindo um caráter probabilístico à localização experimental. Até mesmo a mais precisa das experiências só nos fornece uma probabilidade, nunca um fato absoluto; quando for refeita não mostrará os mesmos valores.
Decorre daí uma descrição estatística, necessariamente ativa, que se contrapõe ao senso comum, sempre em busca de uma experiência primeira que seja capaz de nos mostrar uma realidade indiscutível. A pesquisa se torna um empreendimento progressivo que busca reduzir o erro: Não existe conhecimento primitivo que seja conhecimento realista, diz Bachelard: O mais real é o mais retificado.
Inverte-se a perspectiva. Antes, concebia-se a grandeza física como uma realidade em si, independente dos métodos de medida e de cálculo. Agora, a fonte primeira da objetividade não é mais o objeto, o termo final, mas sim o método de aproximação. Os valores de certeza estão mais ligados à preparação experimental do que aos resultados da experiência. Os resultados brutos, isolados, sempre flutuantes, não designam bem o real. Torna-se mais seguro designá-lo pelas operações que produzem o fenômeno. O que podemos reconstituir de maneira bem definida é a nossa atitude experimental, e a objetividade sobre a qual podemos nos entender é uma objetividade de informação, de enquadramento. Eis aí uma revolução epistemológica.
É como Bachelard vê A experiência do espaço na física contemporânea.
Preço da tabela: R$ 32,00
Nosso preço: R$ 22,40
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)