' SEIS RAZÕES PARA PRESERVAR A AMAZÔNIA - NÍLSON JOSÉ MACHADO, SILMARA RASCALHA CASADEI E MICHELE RASCALHA/ILUSTRAÇÕES: VERA ANDRADE

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja IFUSP : (11) 3815 8688
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3459 4323 OU 3459 4324 ou 3459 4326
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

SEIS RAZÕES PARA PRESERVAR A AMAZÔNIA
NÍLSON JOSÉ MACHADO, SILMARA RASCALHA CASADEI E MICHELE RASCALHA/ILUSTRAÇÕES: VERA ANDRADE
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Escrituras
Área MEIO AMBIENTE
Idioma Português
Número de páginas 60
Edição 1ª EDIÇÃO 2009
ISBN 9788575313459
EAN 9788575313459
A Amazônia é uma região da América do Sul coberta em grande parte por uma floresta tropical - a Floresta Amazônica -, que possui a maior biodiversidade do planeta. É a maior floresta do planeta em extensão e concentra 1/3 de toda a madeira tropical, abrigando ainda 30 mil das 100 mil espécies de plantas existentes em toda a América Latina. Nos rios, 371 espécies de répteis - como a sucuri amazônica, com até 10 m de comprimento -, 427 de anfíbios e, em média, três mil espécies de peixes, como o pirarucu, que chega a pesar 250 kg. Nos céus amazônicos, 3000 espécies de abelhas, 1800 espécies de borboletas, mais de mil tipos diferentes de aves, das quais 283 só vivem lá. Nesta floresta encontra-se a maior águia do mundo, a harpia amazônica, com 97 cm de altura, e a mariposa-imperador, a maior do planeta, com 30 cm de envergadura. Dentre as 425 espécies de mamíferos, estão o dócil peixe-boi, o mais pesado da Amazônia, que pode atingir meia tonelada e 3 m de comprimento, e o menor macaco do mundo, o sagui-leãozinho, que é do tamanho de uma escova de dentes. Na Amazônia estão também a menor e a maior folha do mundo, respectivamente com 1 mm de comprimento (lentilha d'água) e 2 m de altura (Coccoloba).

Mesmo reunindo números surpreendentes, a Amazônia também se apresenta como a floresta que vem sofrendo a maior devastação no mundo, tendo perdido cerca de 17% de sua área total devido aos desmatamentos, segundo o relatório da Geo Amazônia.

Promovendo a Educação Ambiental, a Escrituras Editora publica o livro infantil Seis Razões para preservar a Amazônia (Coleção Escritinha), escrito em coautoria pelo professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, pela pedagoga Silmara Rascalha Casadei e pela bióloga pós-graduada em Educação Ambiental (USP) Michele Rascalha. As ilustrações são de Vera Andrade.

Quinto livro da série Seis razões, a obra é escrita em linguagem extremamente poética e bastante informativa. Indicado para pais, filhos e educadores, levanta questões como a importância da Amazônia na renovação do nosso ar e na redução do aquecimento global, a importância do ciclo natural da água na precipitação das chuvas da região, que repercute no equilíbrio do ecossistema global, a diversidade da fauna e da flora ameaçadas pelos desmatamentos, a preservação da cultura amazônica, como a dos 230 povos indígenas e os cerca de 600 mil índios que vivem por lá.

Seis razões para preservar a Amazônia propõe soluções práticas e ao alcance de todos, como diminuir o consumo de carne para conter a emissão de gases e o avanço dos desmatamentos, impulsionado pela pecuária; sugere a compra de madeira certificada, impedindo sua retirada ilegal; o uso de papel reciclado e/ou certificado, que utilize material de área de reflorestamento, entre outras iniciativas.

Apresenta também sugestões e referências bibliográficas para a criança usar como fonte de pesquisa e informações sobre a Amazônia e o meio ambiente em geral. Propõe também experiências fáceis de serem reproduzidas, simulando o efeito estufa e a transpiração vegetal, além da produção de um herbário, de um jogo da memória e de tinta de urucum.



Preço da tabela: R$ 18,00
Nosso preço: R$ 16,20
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)