O ENSINO DE QUÍMICA PARA A FORMAÇÃO PARTICIPATIVA E CRÍTICA: UMA PROPOSTA PARA A ABORDAGEM DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS A PARTIR DO NOVO ENEM E DOS LIVROS DIDÁTICOS
        JOÃO PAULO STADLER, MARIANA DA SILVA AZEVEDO, FABIANA ROBERTA GONÇALVES E SILVA HUSSEIN
        
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        Editora EDUFBA
        Área QUÍMICA
        Idioma Português
        Número de páginas 111
        Edição  1ª ED 2024
        ISBN  9786556306193
        EAN  9786556306193
       
        
        
            
                Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos socio científicos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões socio científicas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas socio científicas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda, contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã.