' GENTE DE GUERRA, FRONTEIRA E SERTÃO - WANIA ALEXANDRINO VIANA

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
(011) 3815 8688 ou 3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

GENTE DE GUERRA, FRONTEIRA E SERTÃO
WANIA ALEXANDRINO VIANA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área HISTÓRIA
Idioma Português
Número de páginas 377
Edição 2021
ISBN 9786555631418
EAN 9786555631418
Este livro trata das medidas adotadas pela Coroa portuguesa para a defesa da capitania do Pará durante o reinado de D. João V (1707-1750). Insere- se, sobretudo, na análise da problemática em torno da manutenção e provimento de tropas necessárias para a efetiva defesa do território. A partir de um estudo sistemático de diversas fontes afirma-se que do ponto de vista das forças legais - companhias de ordenanças, regulares e auxiliares - o sistema defensivo da
capitania foi frágil durante toda a primeira metade do século XVIII. Em decorrência desse quadro, esta obra desloca o eixo interpretativo dos estudos de defesa das balizas restritas à militarização e argumenta que a atuação e participação indígena nas atividades militares qualificaram a tropa lusa e garantiram a defesa e a expansão da fronteira colonial na capitania do Pará. Nesse processo, complexas redes de mobilização de gente para a defesa constituíram-se. Essa gente de guerra, na fronteira e no sertão, desenhou nesta parte da conquista um sistema defensivo particular, que só se explica pelas conexões e relações estabelecidas entre militares e índios, na experiência de defesa do Pará colonial.
Nosso preço: R$ 70,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)