Lançamento
        
        AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS DOCENTES E "ESCUTA" A PROFESSORES
        CLAUDIO REJANE DA SILVA DANTAS E NEUSA TERESINHA MASSONI
        
            Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
        Editora Editora Livraria da Física
        Área ENSINO
        Idioma Português
        Número de páginas 228
        Edição  1ª ED 2022
        ISBN  9786555631920
        EAN  9786555631920
       
        
        
            
                Este texto é endereçado ao professor de ciências, à escola, aos gestores escolares e, possivelmente, a fazedores de políticas públicas, pois apresenta resultados de pesquisa, e a análise qualitativa a que chegamos, sobre a avaliação. Trata-se de uma temática importante, tanto para a pesquisa na área de Educação em Ciências, como na relação teoria-prática. A avaliação escolar é "olhada" aqui a partir de diferentes perspectivas. A avaliação das aprendizagens, a articulação entre normas e demandas oficiais e as formas cotidianas de avaliar, nem sempre coincidentes, revelou "modos de fazer" e "táticas", às vezes invisíveis, dos professores imersos no cotidiano escolar, enquanto formas de resistências. Além da discussão da literatura e das políticas públicas, narramos observações e "escutas" atentas, demos voz a estudantes sobre a avaliação de suas aprendizagens, também a falas e percepções de diferentes agentes escolares sobre as avaliações externas, suas possíveis lacunas e potencialidades. Tudo isso dentro de um quadro teórico e metodológico consististe. Esperamos, assim, poder contribuir com a reflexão, a autocrítica e o avanço das pesquisas sobre a avaliação no âmbito escolar, em particular, sobre a avaliação em Ciências.