' A GRANDE TRANSFORMAÇÃO: ORIGENS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DE NOSSA ÉPOCA - KARL POLANYI

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
(011) 3815 8688 ou 3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
A GRANDE TRANSFORMAÇÃO: ORIGENS POLÍTICAS E ECONÔMICAS DE NOSSA ÉPOCA
KARL POLANYI
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área CIÊNCIAS SOCIAIS
Idioma Português
Número de páginas 412
Edição 1ª ED 2021
ISBN 9786556390109
EAN 9786556390109
"A grande transformação" é, reconhecidamente, um marco nas ciências sociais do século XX. Combinando economia, história, antropologia e sociologia, descreve a formação (no século XVIII), o desenvolvimento (no século XIX) e o colapso (na primeira metade do século XX) de um projeto de civilização construído em torno de quatro pilares: o mercado autorregulado, o padrão-ouro, o Estado liberal e o balanço de poder entre as potências do continente europeu.

A produção e a distribuição de bens materiais sempre existiram enraizadas em relações de natureza não econômica. Com a "grande transformação", os elementos mercantis, que existiam há milênios, foram articulados em um domínio independente, "desenraizado" das demais instituições sociais, e tragaram para dentro de si a força de trabalho e a terra - ou seja, o homem e a natureza -, fato inédito na história. Tudo virou mercadoria. A sociedade e seu ambiente tornaram-se acessórios do mercado, agora um mecanismo autônomo. "Em vez de a economia estar enraizada nas relações sociais, as relações sociais passaram a se enraizar no sistema econômico."

Tal sociedade radicalmente nova não resultou de um processo harmonioso, mas de uma pesada intervenção de poderes privados e estatais, que cobrou alto custo. Desfeitos os laços de comunidade, o que mantém a atividade econômica em funcionamento é o medo da fome, entre os que se apresentam para trabalhar, e a atração pelo lucro monetário, entre os que comandam o trabalho.

Polanyi defende que a força de trabalho, a terra e o dinheiro são mercadorias fictícias: "A suposta mercadoria chamada força de trabalho não pode ser jogada de um lado para outro, usada indiscriminadamente ou mesmo largada sem uso, sem que isso afete também o indivíduo humano que é o portador dessa mercadoria peculiar. [...] A natureza ficaria reduzida a seus elementos, seriam degradadas as vizinhanças e as paisagens, poluídos os rios, arriscada a segurança, destruída a capacidade de produzir alimentos e matérias-primas. Por fim, a administração do poder aquisitivo pelo mercado liquidaria periodicamente as empresas, pois a alternância de escassez e de excesso de dinheiro se revelaria tão desastrosa para os negócios quanto eram as inundações e as secas na sociedade primitiva."

Preço da tabela: R$ 102,00
Nosso preço: R$ 71,40
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)