A IMAGEM DA PETROBRÁS CONSTRUÍDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: A CRIAÇÃO DE UMA PSICOSFERA HOSTIL
        RUTH ALEXANDRE DE PAULO MANTOAN
        
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        Editora Editora Livraria da Física
        Área GEOGRAFIA
        Idioma Português
        Número de páginas 300
        Edição  1ª ED 2021
        ISBN  9786555630985
        EAN  9786555630985
       
        
        
            
                Os usos do território estão em permanente disputa como resultado de interesses antagônicos. Em 2007, após a divulgação da descoberta de grandes reservas de petróleo na camada pré-sal, essas disputas giram principalmente em torno do controle dessa riqueza, quando se anuncia e implementa um novo marco regulatório de exploração. O trabalho de Ruth Alexandre de Paulo Manton vem a público para discutir o papel dos meios de comunicação neste contextos e, mais especificamente, para analisar como a atuação da empresa Petrobrás  foi apresentada nas notícias veiculadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, veículos com alta capilaridade no território nacional. Para isso, a autora mobiliza o conceito de psicosfera, esse âmbito da produção de sentidos, que condensa narrativas e assuntos, alguns privilegiados pela mídia e outros, entretanto, parcialmente tratados ou por vezes invisibilizados. Existe uma pluralidade de vozes ou se omite parte delas? Os temas em pauta são devidamente contextualizados? Estas são algumas das perguntas que norteiam a pesquisa. Num momento de aprofundamento da política de desinvestimento da Petrobrás e da revogação da obrigatoriedade da empresa como operadora única nos campos do pré-sal, como o que atravessamos em 2021, este livro enfatiza o fato de o petróleo e os recursos minerais serem bens públicos por determinação da Constituição e, nessa perspectiva, insiste na necessidade de retornar o debate sobre o controvertido destino dos recursos energéticos existentes na plataforma continental brasileira.
Mônica Arroyo
Depart de Geografia USP