' CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ (1903-1971) - NEUSA BERTONI PINTO / BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES (ORGANIZADORES)

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja IFUSP : (11) 3815 8688
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3459 4323 OU 3459 4324 ou 3459 4326
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NO ENSINO PRIMÁRIO NO ESTADO DO PARANÁ (1903-1971)
NEUSA BERTONI PINTO / BARBARA WINIARSKI DIESEL NOVAES (ORGANIZADORES)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora editora livraria da fisica
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 336
Edição
ISBN 9788578614461
EAN 9788578614461
Na história da educação brasileira, a compreensão do processo de constituição dos saberes elementares matemáticos das escolas primárias de diferentes regiões de nosso imenso país tem se apresentado como amplo desafio e tema instigante para os inúmeros pesquisadores do GHEMAT ( Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática), envolvidos no projeto nacional, "A constituição dos saberes elementares matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970" (CNPQ - Edital Universal 14/2012). Parte dessa pesquisa se deve aos projetos locais, desenvolvidos em programas de pós-graduação de vários estados, dentre outros, o projeto paranaense1 que durante três anos inventariou fontes locais e produziu dezenas de estudos acerca da presença, permanência e mudança das variadas gerações de conhecimentos que forneceram a base do ensino primário paranaense desde a implantação dos grupos escolares. Os capítulos que compõem o presente livro expressam a preocupação dos autores em compreender como esses saberes escolares circularam e foram apropriados no ensino primário do estado, em tempos da vigência dos grupos escolares. Reunindo e disponibilizando documentos inéditos acerca do ensino primário do estado, a presente obra traz a público aspectos, ainda pouco investigados acerca dos saberes elementares matemáticos, destacando as finalidades e organização dos conteú- dos, os métodos utilizados, dentre outros. Resultado de um esforço coletivo de pesquisadores locais, os estudos da presente obra buscam contribuir com a escrita da história dos saberes elementares matemáticos do ensino primário no Brasil disponibilizando análises das problemáticas que permearam o ensino elementar do estado do Paraná. Trata-se de uma obra originalmente paranaense! Participaram da elaboração dos capítulos 11 pesquisadores, sendo 1 pós-doc, 5 doutores, 4 doutorandos e 1 estudante da licenciatura. Estruturado em 9 capítulos o livro contemplou aspectos da temática em períodos históricos das pesquisas individuais dos autores. Agradecemos aos autores que colaboraram na presente obra e que não mediram esforços para trazer a público aspectos da história da educação matemática local e estimular novos diálogos entre pesquisadores que investigam a mesma temática. Por último, agradecimentos especiais à parceria com o GHEMAT pelas discussões e aprofundamentos teórico-metodológicos dos estudos sobre saberes elementares matemáticos, oportunizados pelos Seminários Temáticos, espaço de trocas e socialização de conhecimentos, sobretudo para estreitamento de laços de amizade. Com votos de ótimos estudos! As organizadoras
Preço da tabela: R$ 50,00
Nosso preço: R$ 40,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)