' O MUNDO DE PARMÊNIDES - ENSAIOS SOBRE O ILUMINISMO PRÉ-SOCRÁTICO - KARL R. POPPER

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

O MUNDO DE PARMÊNIDES - ENSAIOS SOBRE O ILUMINISMO PRÉ-SOCRÁTICO
KARL R. POPPER
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Unesp
Área FILOSOFIA
Idioma Português
Número de páginas 402
Edição 2014
ISBN 9788539305117
EAN 9788539305117
Nesta coletânea de ensaios, Karl Popper faz uma incursão pelo iluminismo grego, o "maior e mais inventivo período da filosofia grega". Ele volta-se para os três grandes filósofos pré-socráticos - Xenófanes, Heráclito e Parmênides -, examinando ainda o pensamento do próprio Sócrates e de seu discípulo Platão, além do legado deixado por aqueles filósofos às gerações posteriores. Popper constata que a "aventura do racionalismo crítico grego" chegou ao fim com Aristóteles e sua ciência (epistëmë) demonstrável: "Aristóteles matou a ciência crítica, para a qual ele mesmo fez uma contribuição capital".
O autor faz uma didática explanação do desenvolvimento da epistemologia de Aristóteles, que exige provas (inclusive indutivas) e demonstra o modo como a epistemologia, nos termos em que é conhecida hoje, foi dominada pela via da indução, à qual Parmênides teria se referido como "via errada". Para Popper, tanto a filosofia da natureza quanto a teoria da natureza, as grandes tentativas originais em cosmologia até então, sucumbiram depois de Aristóteles.
Ele credita a Xenófanes a fundação do Iluminismo grego e afirma que o filósofo "chegou muito perto" de antecipar os principais conceitos do Iluminismo europeu. Suas ideias, porém, não merecerem o respeito dos intelectuais de seu tempo. Estes, diz Popper, usaram as ideias de Xenófanes de forma abusiva para causar impacto e ampliar o próprio poder, sacerdotal ou político. O pensamento do filósofo impressionava justamente por seus aspectos que se contrapunham às ideias empiricamente inspiradas: sua profundidade, sua origem de inspiração transcendental, sua significação profética.
Traços de tais aspectos, de acordo com o autor, emanavam também dos grandes filósofos pré-socráticos. Basta citar Heráclito, um representante do Iluminismo que foi chamado de "obscuro", provavelmente pelo "sabor profético de suas formulações brilhantes". A "obscuridade" de Heráclito, no entanto, o salvou da pior das acusações, a de superficialidade, desferida então, e de modo habitual, contra Xenófanes, por críticos em geral pertencentes à tradição contrária à do filósofo, anti-Iluminista.
Preço da tabela: R$ 86,00
Nosso preço: R$ 51,60
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)