TRÊS TEOREMAS DE PITÁGORAS: ENTRE A ESCOLA PITAGÓRICA, OS ELEMENTOS DE EUCLIDES E OS LIVROS DIDÁTICOS
ALINE CAETANO DA SILVA BERNARDES, BRUNA MOUSTAPHA-CORRÊA, MARCELLO AMADEO; MARCOS LÜBECK, RAFAEL MONTOITO (ORGANIZADORES).
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora LF Editorial
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 138
Edição 2025
ISBN 9786555635614
EAN 9786555635614
O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado
como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da
Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam
essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica
estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.
Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma
abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente
do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica
de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD
de 2018 e 2020 - fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat -
para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.
A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica
e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais
manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e
compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura
e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como
a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de
Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre
a própria Matemática e o seu ensino.