' CAUSALIDADE E ACASO NA FÍSICA MODERNA - DAVID BOHM

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja virtual : (11) 3459 4323 ou 3459 4324
Editora
(11) 34594326 ou 34594327
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
CAUSALIDADE E ACASO NA FÍSICA MODERNA
DAVID BOHM
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área FÍSICA TEÓRICA
Idioma Português
Número de páginas 336
Edição 2015
ISBN 9788578661120
EAN 9788578661120
"O livro começa com uma discussão sobre a causalidade e o acaso nas leis da natureza em geral. Segue-se uma explicação mais detalhada de como essas categorias manifestam-se na física clássica, em cujo desenvolvimento foi muito importante a noção de que o Universo podia ser comparado a um gigantesco mecanismo. Mas os desenvolvimentos mais recentes da física, particularmente os da teoria da relatividade e da mecânica quântica, não podem ser encaixados em uma filosofia mecanicista. Ao contrário, eles sugerem fortemente a necessidade de uma abordagem geral radicalmente nova. A interpretação usual da teoria quântica não fornece uma ideia clara do grande alcance dessa mudança."
David Bohm

O físico teórico David Bohm (1917-1992) é reconhecido por suas relevantes contribuições em fundamentos da mecânica quântica. Em especial, Bohm desenvolveu a interpretação causal da mecânica quântica, também conhecida como interpretação de Bohm ? De Broglie por sua conexão com a descrição através de ondas-piloto desenvolvida por De Broglie na década de 1920. A pesquisa desenvolvida por Bohm expõe claramente a não localidade do mundo quântico e permite uma fecunda reinterpretação dos processos de medida desses sistemas.

Em virtude de perseguições políticas no período macartista, Bohm abandonou os Estados Unidos, sendo acolhido pelo Brasil, que lhe concedeu cidadania, em 1951. Durante o período em que trabalhou na Universidade de São Paulo, o pesquisador escreveu e publicou os artigos fundadores de sua teoria quântica. Posteriormente, decidiu fixar moradia na Inglaterra, que lhe concedeu sua terceira cidadania.

No livro "Causalidade e acaso na física moderna", David Bohm elabora sua filosofia da natureza a partir da compreensão das relações causais entre os fenômenos naturais e o modo pelo qual as ciências exatas são estruturadas, na forma de leis e contingências. A apresentação dos fundamentos da mecânica quântica é particularmente clara e precisa. Sobretudo, encontramos aqui uma investigação filosófica perspicaz, que age como combustível para o pensamento científico.
Preço da tabela: R$ 68,00
Nosso preço: R$ 61,20
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)